sábado, 30 de agosto de 2008

DECISÃO AEROPORTO

Após encontro com a secretária da Casa Civil do Governo da Bahia, Eva Maria Dal Chiavon, na manhã desta sexta-feira (29), em Brasília, a presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Solange Vieira, confirmou o adiamento, até o próximo dia 16, das restrições às operações no aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, Sul da Bahia.
A reunião foi complementar aos contatos feitos quinta-feira passada (28), em Brasília, pelo governador Jaques Wagner com ministros de Estado e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.As decisões anunciadas:
1 - Adiamento para o dia 16 de setembro de 2008 das medidas da Anac com restrições às operações de aviões de grande porte no aeroporto de Ilhéus.
2 - A Anac publicará uma NOTAM (Notificação Aérea) de hoje até segunda-feira no site da Aeronáutica com o prazo de adiamento das medidas.
3 - De urgência, será realizado um estudo para viabilizar a elaboração e homologação de procedimentos no aeroporto de Ilhéus que permitam ao piloto, iniciar a descida do avião por instrumentos e na altura de 5 mil pés, circular e prosseguir para pouso, em condições visuais (manuais).
4 - Tais procedimentos permitirão o pouso e decolagem de aviões de grande porte (boeings 317 e 319) no aeroporto de Ilhéus sem a necessidade de retirada da alguns obstáculos localizados próximos ao aeroporto, que prejudicariam a visão do piloto.
5 - A ANAC já recebeu ofício da Secretaria de Aviação Civil do Ministério da Defesa sobre a elaboração e homologação dos procedimentos, a exemplo do que já existe, em Guaratinguetá (SP).
6 - Enquanto isso, os vôos serão realizados apenas no período diurno.
7 - Um técnico indicado pelo Governo da Bahia foi convidado pela Anac para acompanhar as reuniões com os órgãos técnicos para tratar do assunto.
8 - Qualquer medida a ser adotada relativa ao aeroporto de Ilhéus será discutida e comunicada previamente ao Governo da Bahia e às lideranças locais.
9 - Serão agilizadas as discussões sobre o projeto de construção do novo aeroporto de Ilhéus.
10 - A Anac deu sinal verde para a realização de convênios com o Governo da Bahia para a realização de reformas em geral, ampliação de capacidade e ajustes nos aeroportos de Porto Seguro e Vitória da Conquista, cujas obras já estão licitadas. Um levantamento está sendo realizado pela Anac.
29/08/2008 - IBahia