sexta-feira, 29 de agosto de 2008

A Bahia tem R$ 12 milhões garantidos em orçamento para a capacitação de jovens da zona rural

A Bahia tem R$ 12 milhões garantidos em orçamento para a capacitação de jovens da zona rural voltados para atividades em turismo. Os dados foram apresentados pelo secretário de Turismo, Domingos Leonelli. De acordo com ele, serão oferecidos treinamentos em diversas áreas, como hotelaria e serviços, não só para quem quer buscar oportunidades de emprego nos grandes centros turísticos, como no crescimento do setor no interior do Estado.
 
"Até maio de 2009, pretendemos qualificar aproximadamente 1.200 jovens da zona rural", estima o secretário. De acordo com Leonelli, além de importante trabalho social focado para o turismo, a capacitação de jovens nas zonas rurais estimula a contratação de mão-de-obra local nos complexos hoteleiros que se instalam por todo o Estado.
 
"Nós já tivemos um bom exemplo do trabalho que vem sendo realizado durante os festejos da Irmandade da Boa Morte, na cidade de Cachoeira, quando jovens treinados pela Secretaria de Turismo foram às ruas exercitar o que aprenderam", afirmou o secretário. Leonelli considera que esta é a ação mais importante de sua pasta para a próxima temporada. "Este é o trabalho que não aparece, mas que nos dá grandes resultados", afirma.

A capacitação profissional é um dos aspectos trabalhados pelo governo do Estado para a interiorização do turismo na Bahia. De acordo com o Secretário Domingos Leonelli, o governo baiano reforçará as ações de receptivo nos portais de entrada, Ilhéus e Porto Seguro, e dará novos estímulos a regiões como Paulo Afonso e na Chapada Diamantina. "No último São João, a ação da Secretaria de Turismo resultou em ocupação de até 100% em alguns hotéis da Chapada Diamantina, o que nunca havia acontecido", comemora o secretário.

Campanha – Uma campanha deve ser lançada nos próximos meses com o tema Viaje pelo mundo chamado Bahia, para estimular o baiano a conhecer os diversos destinos dentro do Estado. "O turismo interno traz muitas vantagens. Além de reter no Estado divisas que seriam gastas fora daqui, ajuda a manter os nossos equipamentos turísticos", destacou o secretário.
 
Outra ação para estimular o turismo interno é a qualificação de estradas. "Do ponto de vista viário, nós temos ótimas estradas que interligam todo o litoral da Bahia", avalia Leonelli. De acordo com ele, a estrada Camamu-Itacaré deve ser entregue antes do início do verão, assim como a ponte sobre o Rio de Contas, que havia ficado de fora do projeto por perdas da verba com a desaceleração do dólar.

Para o turismo interno, a maior pendência viária, segundo o secretário, é o chamado "circuito do diamante", que engloba os municípios da Chapada Diamantina  "É por este motivo que pretendemos incluir a volta de um vôo regular para Lençóis até a chegada do verão", justifica o gestor.

Call Center –
Além da capacitação de jovens e do estímulo à interiorização, o governo do Estado também deve implantar, antes do início da alta estação, um novo sistema de call center. "Hoje, nós já temos um sistema de informações, mas com o novo call center haverá 40 pessoas atendendo, durante 24 horas, com um amplo banco de dados sobre o turismo na Bahia", informa Leonelli. O novo centro, de acordo com ele, além da geração de empregos, será importante serviço de apoio 24 horas para quem chega à Bahia.
Thaís Rocha, de A Tarde