sábado, 2 de maio de 2009

Precisamos de mortos! Tráfico de Órgãos

Em 1973 lançaram o filme Soylent Green  - no  Brasil O Mundo em 2020,ficção científica mostrava  o futuro no mundo. Povos tinham como único alimento um tipo de biscoito. Investigação descobre que o biscoito era criado com farinha de cadáveres do proprio povo e o ciclo continuava. O filme virou cult na época, camisetas, logos, coisas assim da midia descartável. Ficção Científica...O filme impressionou a mim e a muitos.
 
No Blog Nada Além da Verdade de Paulo Pavesi que luta contra o Tráfico de Órgãos no Brasil, leio a realidade em 2009.
 
O texto é do presidente do Grupo Otimismo de Apoio ao Portador de Hepatite, Carlos Varaldo. Você pode ler na íntegra se desejar clicando aqui.
"No mundo em que vivemos, atitudes corretas e honestas como a Lei Seca, de tolerância zero de bebida alcoólica para dirigir veículos pode ser considerada um exemplo muito bem colocado na carta de número sete do baralho do Tarô (representando o diabo), definindo que os fins justificam os meios: menos alcool resulta em menos accidentes. Mas Issac Newton já nos dizia em sua terceira lei que "toda ação provoca uma reação de igual intensidade e em sentido contrário", ensinando com isso que antes de reagir devemos agir, levando em consideração o desdobramento que uma ação poderá causar em outras áreas da sociedade, neste caso da saúde. 

Portanto, as autoridades implantam com todo o rigor a Lei Seca conseguindo reduzir os acidentes de trânsito, mas esquecendo discutir com outras áreas do ministério da saúde as conseqüências que a redução do número de acidentes poderá ocasionar problemas na captação de órgãos para transplantes.
 
 A Lei Seca é necessária e deve continuar a ser aplicada com rigor, mas por falta de uma discussão estratégica das ações coordenadas na saúde pública, o ministério da saúde está permitindo que se crie um cenário no qual, não demora, a oferta de órgãos para transplantes estará consideravelmente diminuída. Como resultado, já no mês de julho a captação de órgãos no Rio de Janeiro caiu pela metade. Somente quatro transplantes de fígado foram realizados em trinta dias.
...
Paulo Pavesi nos diz:
Entenderam? É preciso derrubar a lei seca porque com a lei, diminuem os acidentes e as pessoas não morrem. Assim sendo, diminuem as doações de órgãos. A lei seca, segundo este cidadão, precisa acabar. Precisamos de mortos! Custe o que custar. 
 
Links do Blog, assistam os videos.
 
...
 
O Brasil se recusa a discutir o Tráfico de Órgãos. Lemos denúncias, escândalos, julgamentos e decisões apressadas do judiciário. Vemos cemitérios com túmulos violados. Será que os brasileiros tem conhecimento do uso de ossos humanos para transplantes e que existe um comercio de ossos? Será que sabemos o que acontece nos IML?
Não conseguimos proteger nossos entes queridos em vida, nem respeitá-los  quando mortos.