sexta-feira, 27 de março de 2009

A Hora do Planeta

Sabado, 28 de março, às 20:30
 
Apague a luz por 60 minutos e apoie o movimento "A HORA DO PLANETA"
...
 
A Hora do Planeta é um ato simbólico de combate ao aquecimento global. Mas o cenário socioambiental a que a campanha se refere, infelizmente, não. Motivo? Olhe em volta. Repare o seu entorno.

Este ano, a iniciativa da WWF ganha ainda mais importância. 2009 é decisivo para as ações de contenção e mitigação das mudanças climáticas. Trata-se de um ano de mobilização para que os chefes de Estado finalmente assinem, na 15ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, um acordo para reduzir drasticamente as emissões de gases do efeito estufa. Em dezembro, na Dinamarca, a temperatura global terá que ser mantida sob controle num pacto global coletivo que substituirá o Protocolo de Kyoto.

A elevação da temperatura média global é praticamente consenso entre os cientistas e é cada vez mais evidente que a ação do homem é a principal causa desse aceleramento. O gesto simples de apagar as luzes por sessenta minutos, possível em todos os lugares do planeta, tem o significado de chamar para uma reflexão sobre o cenário ambiental.

Segundo Álvaro de Souza, presidente do Conselho Diretor do WWF-Brasil, ONG ambientalista que trouxe o movimento ao Brasil, "a Hora do Planeta não é um ato de economia de energia, mas um gesto de engajamento social, no qual cada um deve fazer a sua parte para um futuro melhor. Será uma demonstração da nossa paixão pelas pessoas, pela união, pela solução, pela conservação do planeta, e principalmente, pelo futuro e pela vida", afirma.

O ato de apagar as luzes durante a Hora do Planeta em 2009 tem significado especial para os brasileiros. Sendo a 9ª maior economia do planeta, o Brasil é uma potência entre os países emergentes e exerce papel de liderança nas negociações internacionais sobre mudanças climáticas não estamos fazendo bem nossa lição de casa.

O Brasil ocupa hoje o desconfortável 4º lugar no ranking mundial de emissores de gases do efeito estufa. Hoje, o desmatamento - principalmente na Amazônia e Cerrado - é responsável por cerca de 75% de nossas emissões de CO2.

Para saber mais

* A Hora do Planeta é um ato simbólico que busca mobilizar a sociedade a mostrar seu apoio ao combate às mudanças climáticas e à preservação do meio ambiente, convidando a sociedade a refletir sobre as causas do aquecimento global com o simples ato de desligar as luzes por 60 minutos no dia 28 de março, a partir das 20h30 do fuso horário local. Qualquer pessoa, cidade, organização ou empresa pode aderir gratuitamente à Hora do Planeta. Para mais informações, acesse - http://www.horadoplaneta.org.br/

Por Leticia Freire, do Mercado Ético
(Envolverde/Mercado Ético)