sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Revolução.com da Yoani Sánchez

que não vale a pena se aborrecer, porque a Internet não será a migalha que nos cairá de cima, o privilégio que chegará pela nossa boa conduta, nem a prebenda conseguida depois de aplaudir muito. Desta vez, não será assim. Uma verdadeira revolução.com ocorre paralela e contrária ao racionamento que tambem querem impor ao mundo virtual. Esta não tem barbudos, nem fuzis e muito menos um líder gritando na tribuna. É lenta e ainda focal, porém alcançará quase todos os cubanos. Seus comandantes levam nomes raros como Gmail, Wordpress, Skype ou Facebook: não criam divisão, mas sim unem as pessoas.

O efeito desta revolução tecnológica durará mais que cinquenta anos; para impedí-la ou controlá-la pouco podem fazer os ministérios, os filtros eletrônicos ou as promessas de acesso que não se materializam. Inclusive hoje, ainda que portas cerradas enclausurem o evento informática 2009, já em algum lugar se abre uma nova brecha por onde passaremos sem permissão.

Parabólicas

Nostalgia de pizza

Lista de pedidos

 
 "o acesso é só para turistas" evitaram que meus concidadãos usassem os computadores, no final do salão. Um, especialmente contrariado, protestou. Disse algo como "isto é uma falta de respeito" e eu, que não pude continuar fingindo de alemã, fiz-lhe uma pequena correção: "isto é outra falta de respeito, uma a mais da já grande lista". Um minuto depois me pediram que abandonasse o local. Meu texto já havia conseguido sair para este largo espaço onde ninguem me exige que mostre o passaporte.
 
Textos da  yoani.sanchez en Geração Y